SEGURO DE AUTOMÓVEL POR COMPORTAMENTO DE DIREÇÃO: A TENDÊNCIA MUNDIAL QUE VAI MUDAR O MERCADO BRASIL

De acordo com a Ptolemus Consulting Group, já existem mais de 300 programas de UBI (usage-based insurance) ou, em bom português, Seguro Baseado em Uso, em funcionamento no mundo. Esse modelo de seguro de automóvel com base no comportamento do condutor se tem mostrado:

- Mais justo, pois o segurado paga o preço do seguro conforme o seu comportamento de condução;

- Mais saudável para o trânsito, pois não só estimula o motorista a usar o seu carro de forma cada vez mais prudente como também o segurado recebe dicas personalizadas para aperfeiçoamento de sua condução;

- Mais rentável, pois conforme pesquisas entre os usuários de programas de UBI, o índice de sinistros (colisão, roubo, furto e incêndio) tem caído em até 40% em alguns países;

- E, literalmente, contemporâneo, pois ao necessitar da conexão do veículo com a internet e trocar benefícios por um preço personalizado, grande parte dos “millennials” já se interessam por essa modalidade.

Os resultados desse investimento já são claros ao redor do mundo. Recentemente, o site britânico Insurance Times publicou o resultado da economia gerada pelo UBI ao segmento de seguro de automóvel no Reino Unido em 2017: 160 milhões de Euros (Confira a matéria completa do site Insurance Times aqui).

Chegou a vez da América Latina e o Brasil é o principal mercado dessa região. No decorrer de 2018 teremos novos players no mercado e os primeiros resultados da aplicação dessa modalidade. Apesar de haver uma pré-disposição dos brasileiros para a adoção desse tipo de seguro (conforme pesquisa realizada pela Tower Watson, 95% dos brasileiros pesquisados estariam dispostos a adotar o UBI, o fator decisivo para a mudança no mercado nacional é o interesse das seguradoras que, por sua vez, começaram discretamente a experimentar o UBI através de aplicativos próprios e através de alguns parceiros de rastreamento. Mas é impossível negar os resultados positivos do UBI e atrasar ainda mais sua implementação por mais um ano.

Há uma empresa brasileira que já está preparada para dar apoio às seguradoras nessa onda global. A DriveOn Insurance Intelligence, empresa focada em score de direção baseado no comportamento de condução, está contribuindo para a disrupção desse mercado que ainda se baseia em dados estatísticos e demográficos para precificar o seguro de automóvel. Sua plataforma entrega dados estratégicos para as seguradoras a partir da captação de informação de todos os dispositivos disponíveis do mercado. Mais do que o aumento do ROI (Retorno Sobre Investimento) nesse segmento, a parceria das seguradoras com a DriveOn proporcionará um trânsito com menos acidentes e motoristas com uma condução cada vez mais segura através da inteligência em aprendizagem do poderoso aplicativo DriveOn.

Queremos ver, em dezembro de 2018, esses números de sinistro no Brasil despencarem e, em paralelo, preços de seguro de automóvel personalizados, justos e mais adequado à realidade em que vivemos.

#driveontelemática #segurosauto #Carrosconectados #telemática

POSTS EM DESTAQUE
POSTS RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Nenhum tag.
SIGA